As novas imagens da New Horizons mostram mais detalhe de Plutão

Desde que a Sonda New Horizons realizou sua máxima aproximação vem impressionando pesquisadores e espectadores.

Esta perspectiva sintética de Plutão, baseado nas mais recentes imagens de alta resolução baixados
de New Horizons da NASA, mostra o que você veria se estivesse aproximadamente 1.100 milhas (1.800 quilômetros) acima da área equatorial de Plutão, olha para o nordeste através da escuridão, crateras, informalmente chamado de Cthulhu Regio em direção ao brilhante, lisa, extensão de planícies geladas informalmente chamado Sputnik Planum. As imagens foram tomadas conforme New Horizons passou voando Plutão em 14 de Julho de 2015, junto a uma distância de 50.000 milhas (80.000 quilômetros).
Créditos: NASA/Johns Hopkins University Applied Physics Laboratory/Southwest Research Institute











Novas imagens revelam uma superfície complexa, como possíveis dunas, fluxos de nitrogênio líquido que, aparentemente, fluem das regiões montanhosas para as planícies gélidas. Vales que podem ter sido esculpidos por material que flui sobre a superfície de Plutão. Segundo afirma Alan Stern, do Instituto de Pesquisa Southwest de Boulder, no Colorado: 

"Plutão está nos mostrando uma diversidade de superfícies e processos complexos como nunca vimos no sistema solar" 
Abaixo, seguem algumas imagens registradas pela New Horizons e que estão disponíveis no Site da NASA
As imagens mostram maiores detalhes da imagem sintetizada acima. 
 Mosaico de imagens de alta resolução de Plutão, enviados de volta de New Horizons da NASA a partir de 05 a 7 de setembro , 2015. A imagem é dominada pela planície gelada informalmente chamado Sputnik Planum, a, região lisa brilhante através do centro. Esta imagem também apresenta uma enorme variedade de outras paisagens circundantes Sputnik. As menores características visíveis são 0,5 milhas (0,8 quilômetros) de tamanho, e o mosaico cobre uma região aproximadamente 1.000 milhas (1.600 quilômetros) de largura. A imagem foi tomada conforme New Horizons passou perto de Plutão em 14 de Julho de 2015, junto a uma distância de 50.000 milhas (80.000 quilômetros).
Créditos: NASA/Johns Hopkins University Applied Physics Laboratory/Southwest Research Institute
No centro desta imagem de Plutão da New Horizons da NASA, 300 milhas (470 quilômetros) de largura, é uma grande região confusa, terreno quebrado na extremidade noroeste da vasta planície, gelado, informalmente chamado Sputnik Planum, à direita. As menores características visíveis são 0,5 milhas (0,8 quilômetros) de tamanho.
 Esta imagem foi tomada conforme a  
New Horizons passou perto de Plutão em 14 de Julho de 2015, junto a uma distância de 50.000 milhas (80.000 quilômetros).


 220 milhas (350 quilômetros) de largura vista de Plutão pela New Horizons da NASA mostra a incrível diversidade de refletividade da superfície e formações geológicas do planeta anão. A imagem inclui terreno escuro antigo, com muitas crateras; brilhante, lisa  terreno geologicamente jovem; montanhas; e um campo enigmático escuros, sulcos alinhados que se assemelham a dunas; sua origem está em debate. 


Créditos: NASA/Johns Hopkins University Applied Physics Laboratory/Southwest Research Institute
Para mais detalhes sobre a Missão New Horizons acesse a página da Nasa e fique por dentro. 


Fonte: NASA

Um comentário: