Céu Noturno para Agosto


     No mês de Agosto, com a aproximação da primavera, notamos que as nossas noites aqui no Hemisfério Sul acabam ficando mais curtas. Porém, ainda há tempo para observar o esplendor do céu noturno dessa segunda quinzena de Agosto. 

Imagem gerada no Software Stellarium


Começamos pelos quatro Planetas que estão visíveis - e muito brilhantes.




Pouco antes do pôr-do-sol, um ponto muito brilhante surgirá a Noroeste, este é Vênus. Seu grande brilho se deve à sua espessa atmosfera que consegue refletir grande parte da luz solar (chamamos isso de albedo). Conforme continua escurecendo, notamos o aparecimento de outro ponto muito brilhante logo acima da nossa cabeça, esse é o Planeta Júpiter. Seguindo para Leste pelo alto do céu, logo encontramos Saturno. Já no Leste, observamos outro ponto rivalizando com Vênus no quesito brilho - vemos ali Marte. O Planeta Vermelho estava em oposição e com máxima aproximação da Terra logo no fim de Julho (no mesmo dia do eclipse lunar total) e segue majestoso na porção Leste do céu pelas próximas semanas. 



Aos que gostam de observar e identificar as constelações, logo ao anoitecer e entre Júpiter e Saturno, podemos ver a constelação de Escorpião. Mais a Leste, em direção a Marte, vemos a constelação de Sagitário. À Oeste, sob Vênus, temos a constelação de Virgem. 
Ainda em Virgem, na noite de 14 de Agosto, Vênus e Lua estarão muito próximos, dando um espetáculo no pôr-do-sol.



Nessa quinzena, temos quatro chuvas de meteoros ativas, são elas: Alfa-Capriconídeas, Iota-Aquarideas do Sul, Delta-Aquarideas do Sul e Iota-Aquarideas do Norte, todas com baixas taxas horárias de meteoros. 



A Lua cheia será no dia 26.


Nenhum comentário:

Postar um comentário