Cometa Estará Visível no Céu da Virada de Ano

     Houve um tempo em que as civilizações olhavam para o céu buscando respostas ou conexões com o fatos que ocorriam aqui na Terra. Um exemplo disso são os cometas, constantemente associados à desastres nas plantações ou na queda de um governante. Ou seja, assim que um cometa aparecia no céu era sinal de que alguma coisa ruim poderia acontecer - em 1941 a passagem do conhecido cometa Halley foi associado ao retorno do demônio pelo Papa Callixtus III. Por sorte essa cena não passa de um argumento da ignorância, caso contrário nossa virada de ano não traria tantas alegrias como queremos. Isso porque o plano de fundo para o espetáculo pirotécnico da virada será um cometa!
   Descoberto em Outubro 2013 por telescópios americanos em um programa de monitoramento chamado Catalina Sky Survey, o cometa C/2014 US10 (Catalina) estará em máxima aproximação com a Terra no dia 17 de Janeiro a "apenas" 110 Milhões de Km - ou 280 vezes mais distante que a Lua.

Cometa C/2013 US10 (Catalina). Imagem de Ian Sharp, Agosto de 2015
     No último dia 7 o cometa passou muito próximo ao planeta Vênus, observado aqui da Terra, o que proporcionou um espetáculo aos que conseguiram observar. Desde então o mesmo vem se dirigindo à estrela Arcturus, alfa da constelação do Boieiro (Bootes), onde chegará no dia 1 de Janeiro de 2016, o que torna sua localização um pouco mais fácil, uma vez que Arcturus possui magnitude aparente de 0,04, estrela muito brilhante. Para os que dispõe de telescópios, câmeras (até de celular conta) e alguma paciência, podem tentar registrar a passagem. Mas, se você possui uma pequena luneta ou até mesmo binóculos, não se sinta desmotivado. O cometa poderá ser visto também por aqueles que possuem instrumentos simples, busque por um objeto difuso. 

     Atualmente o cometa C/2013 US10 (Catalina) se encontra nos domínios da constelação de Virgem, a pouco mais de 160 milhões de km da Terra e com magnitude de 6,5, se elevando no céu a partir das 5 horas da manhã.

     De fato essa é uma grande forma de começar um novo ano, não acham?


Nenhum comentário:

Postar um comentário