Chuva de Meteoros Quadrantídeas

     Nesta noite daqui a poucos minutos temos o pico da Chuva de Meteoros Quadrantídeas - uma das maiores chuvas de meteoros do ano! Será uma incrível chuva de meteoros de cerca de 80 à 120 meteoros por hora. Porém, a Chuva de Meteoros Quadrantídeas só pode ser visualizada por países no Hemisfério Norte, desta forma, países como o Brasil e demais países da América do Sul, parte da Africa e Oceania não poderão vislumbrar este fenômeno. 

Meteoro registrado em 2014 durante a Chuva de Meteoros Quadrantídeas, e ainda, temos um belo registro da ocorrência de uma aurora polar. 
Crédito da imagem: Tommy Elliassen Photography


    A Chuva de Meteoros Quadrantídeas só poderá ser vista a olho nú para aqueles que estiverem no Hemisfério Norte, o pico ocorre entre os dias 03 e 04 de Janeiro e tem início por volta das 23 horas e se estende pela madrugada. A região do céu, de onde a chuva parece originar-se, encontra-se entre as constelações de Bootes (o Boieiro ou Pastor), Dragrão (Draco) e Ursa Maior. 

     Geralmente as Chuvas de Meteoros recebem o nome de Constelações onde parecem originar o fenômeno, por exemplo, a chuva de meteoros Orionídeas, parece originar-se na constelação de Órion. Já a Chuva de Meteoros Quadrantídeas origina-se em uma região do céu, onde no passado existia uma constelação chamada "Quadrans Muralis", mas à partir de 1922, esta constelação foi incorporada a constelação conhecida hoje como Bootes. 

Antiga constelação Quadrans Muralis
Crédito:  Tartu Observatory Virtual Museum


   O quadrante era um instrumento de madeira utilizado por astrônomos antes da invenção do telescópio, e servia para medir ângulos no céu. Tycho Brahe utilizou um destes instrumentos em tamanho grande para medir com grande precisão as posições dos planetas. Dados estes utilizados após a sua morte por Johannes Kepler que formulou as leis do movimento planetário. Apesar de muitas especulações, a origem da Chuva Quadrantídeas é ainda desconhecida. 

    Se assim como nós do blog, não encontra-se na região do Hemisfério Norte e, ainda assim, deseja ver a Chuva de Meteoros Quadrantídeas e saber mais detalhes. O site Galeria do Meteorito realiza a transmissão ao vivo do fenômeno. 

Fonte: Galeria do Meteorito

Nenhum comentário:

Postar um comentário