Vênus e Saturno: Conjunção planetária é destaque neste final de semana

  O ano de 2016 mal começou e já está nos presenteando com belos espetáculos astronômicos! Na madrugada de sábado aproximadamente às 02 horas da manhã veremos o planeta Marte surgir à leste, e às 04 horas da manhã veremos um lindo espetáculo no céu, a conjunção planetária entre os planetas Vênus e Saturno. Na configuração do céu poderemos visualizar a estrela Antares na constelação do Escorpião próximo dos planetas em conjunção. 
Imagem do software Stellarium mostra próximo do horizonte os planetas Vênus e Saturno em conjunção, bem como, a configuração do céu. Logo acima vemos uma estrela vermelha chamada Antares - o coração da constelação do Escorpião e, mais acima Marte que também apresenta um brilho avermelhado e, Jupiter o ponto brilhante bem acima na imagem. 

     Para aqueles que desejam observar o céu nesta noite, basta direcionar seu olhar à leste (região onde o Sol nasce) próximo do horizonte, e verão surgir no céu à partir da meia-noite o planeta Júpiter, mais tarde próximo das 02 horas da manhã surge no céu o planeta Marte, uma "estrela vermelha" no céu e, à partir das 04 horas da manhã teremos a tão esperada conjunção surgindo no céu. Será muito fácil identificar o fenômeno no céu, próximo do horizonte à partir deste horário, veremos uma "estrela" altamente brilhante, devido ao brilho de nossa tão conhecida Estrela D'alva, também chamada de Estrela da Manhã, que nada mais é o do que o planeta Vênus resplandecendo no céu. E na ocasião estará acompanhado do planeta Saturno.
   A conjunção é um termo utilizado na Astronomia e que significa, a máxima aproximação entre dois objetos. Nesta madrugada, Vênus e Saturno aparecerão no céu, praticamente, como um único ponto brilhante. Mais precisamente, estarão em conjunção em ascensão reta com uma distância angular aparente de 0,09 graus. Isto é, visualmente falando os planetas estarão muito próximos no céu, o que não quer dizer que os planetas irão se encontrar ou, chocar-se no espaço, pois, encontram-se em órbitas distintas no espaço. E é a posição dos planetas em suas órbitas que criam esta ilusão de ótica de aproximação, que faz com que visto por um observador aqui da Terra, estes pareçam estar próximos um do outro. Em 2015, Vênus protagonizou, juntamente com Júpiter uma conjunção planetária e foi noticiado em nosso blog, para mais detalhes leia aqui.
   Aos que acompanharam os planetas Vênus e Saturno no céu, na madrugada do dia 08 de janeiro, próximo do amanhecer (05:30 h - Horário de Brasília), poderão constatar a aproximação que ocorre nesta noite. 

Imagem do Software Stellarium mostra a aproximação entre os planetas Vênus e Saturno na madrugada do dia 08 de janeiro,  próximo do amanhecer, às 05:30h da manhã o fenômeno já era visível. 
   À todos os apreciadores da observação noturna e praticantes da astrofotografia, bons céus!

Fonte: Stellarium

Nenhum comentário:

Postar um comentário