400 Anos - Galileu Galilei


2009 é o ano de aniversário de 400 anos das primeiras observações astronômicas feitas por Galileu Galilei com um telescópio.
Galileu, físico, matemático, astrônomo e filósofo italiano, observava com seu pequeno instrumento o que ninguém mais podia observar a olho nu, como as manchas solares, anéis de saturno, montanhas e crateras lunares, fases de Vênus, os quatro satélites de Júpiter e as estrelas da Via Láctea. Essas observações foram publicadas no ano seguinte,1610, com o lançamento do livro Sidereus Nuncius (A Mensagem das Estrelas).
As idéias de Galileu não foram totalmente aceitas no começo. Não era tão facil acreditar em alguém que via oque dizia ver, então, ele precisou convencer que suas observações eram verídicas e melhores do que as feitas a olho nu.
Tais observações comprovaram a visão heliocêntrica proposta por Copérnico. A razão pela qual Copérnico propôs esse sistema é muito simples. Era fácil pensar que a humanidade era o centro de tudo, mas era muito mais coerente pensar que o sol com todo o seu destaque e extrema importancia para nós fosse considerado o centro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário