Pinhole: Técnica Segura de Observação Solar


Observação Segura

     Muitas pessoas tem dúvidas de como observar o Sol, e principalmente eclipses solares (por serem eventos relativamente raros),  de uma forma segura. Como todos os leitores já devem saber, não podemos olhar diretamente para o Sol a olho nu, muito menos ainda apontar diretamente algum tipo de instrumento óptico (telescópios, lunetas, binóculos, etc) diretamente para o Sol. A radiação do Sol não compreende apenas o espectro visível, mas uma grande faixa do espectro eletromagnético. Toda essa radiação pode causar sérios danos à visão, podendo causar até a cegueira.
     Uma das maneiras mais fáceis e seguras de se observar o Sol, ou até mesmo a Lua, é pelo método da projeção, a técnica conhecida como Pinhole. Há duas formas de se construir um aparato para esse tipo de observação: uma delas é usando apenas duas folhas de papel cartão - ou qualquer outro material opaco e difuso (sem reflexão); ou também uma caixa de sapatos. Além dessas duas técnicas, existem muitas outras formas: utilizando filtros específicos para observação solar visual ou com telescópios (transmissão de radiação de ~0,00001%), mas que custam relativamente caro por serem importados; utilização da técnica de projeção utilizando telescópios ou binóculos sem as lentes oculares, mas que pode causar deformação no instrumento por conta do forte aquecimento interno. 
     Toda a Física envolvida aqui é básica, porém não entraremos em detalhes nesse artigo.

Faça Você Mesmo

    Utilizando apenas duas folhas de papel cartão ou outro material equivalente, faremos uma rápida versão de um projetor pinhole.


Pinhole projector
Esquema de montagem e funcionamento. Imagem de www.addins.wvva.com

  • No centro de uma das folhas (folha 1), faça um furo com uma agulha. Tenha certeza de que esse furo é bem redondo, sem rebarbas. Dica: recolocar a agulha várias vezes faz com que o furinho fique mais redondo e sem rebarbas.
  • A segunda folha (folha 2, sem o furo) pode ser colocada no chão, numa mesa ou até mesmo sobre seus joelhos;
  • Com a folha 1, tente projetar a luz solar na folha 2;
  • Após ver que a folha 2 está iluminada, aproxime ou afaste a folha 1 de modo que o Sol fique focalizado, com as bordas da imagem bem definidas.


     Basicamente, tudo o que possui um pequeno furo pode ser usado para projetar o Sol, a Lua ou qualquer outro objeto com intensa luminosidade. Basta ajustar a distancia do furo em relação ao anteparo. Abaixo algumas imagens com exemplos de pinholes projetando eclipses solares.

Projeção utilizando duas folhas de papel.

Related image
Projeção utilizando o encosto de uma cadeira de plástico. Imagem de http://www.astrofilicatanesi.org

Related imageProjeção feita com binóculos. Imagem de http://home.bt.com



Como já foi dito, jamais olhe diretamente para o Sol! 
  • Quando for ajustar seu pinhole, jamais olhe por ele em direção ao Sol, ele não diminui a intensidade da radiação;
  • Durante a observação, permaneça sempre que puder de costas para o Sol, se possível na sombra;
  • Não permaneça muito tempo realizando as observações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário