Alinhamento Planetário ocorre no céu em 2016

    Temos mais uma excelente e esplêndida notícia para aqueles que adoram observação noturna. Ao longo das noites no final do mês de janeiro e início de fevereiro, teremos um alinhamento planetário. Este magnífico evento astronômico ocorrerá ao longo das madrugadas, pouco antes do nascer do Sol e reunirá os 5 planetas visíveis a olho nu: Júpiter, Marte, Saturno, Vênus e Mercúrio. Sendo assim, um ótimo convite para que levantemos mais cedo, uma ou duas horas antes do Sol nascer para apreciar o alinhamento.
Imagem mostra o alinhamento planetário na noite do dia 07 de Fevereiro, noite em que Mercúrio tem sua máxima elongação (máximo afastamento angular em relação ao Sol), permitindo que o planeta seja visto com maior facilidade, pouco antes do nascer do Sol. Na ocasião, a Lua estará logo abaixo de Mercúrio, com uma pequena faixa iluminada pelo Sol. 
   Mercúrio e Vênus encontram-se próximo horizonte no céu, à leste, pois, são planetas internos (localizados dentro da órbita terrestre) e, portanto, próximos do Sol. Enquanto, Saturno, Marte e Júpiter, são planetas externos (localizados além da órbita terrestre) e, portanto, são encontrados mais altos no céu. 

    O céu noturno tem como "pano de fundo" as estrelas fixas, e a linha da eclíptica corta o céu, tendo como fundo as constelações zodiacais. Para facilitar, ao olhar para o céu à procura do alinhamento, busque identificar os traços da constelação do Escorpião. Basta encontrar uma estrela de brilho avermelhado, chamada Antares, que representa o coração do Escorpião, que encontra-se pouco acima do planeta Saturno, e em contraste, temos Marte. Escorpião estará entre estes dois planetas. Uma outra forma de identificação dos planetas em alinhamento, é acompanhar a posição da Lua, durante a madrugada, uma ou duas horas antes dos primeiros raios de Sol surgirem.
   Na figura [1], temos a Lua ao lado de Júpiter no dia 28 de Janeiro. Na figura [2], a Lua encontra-se, visualmente, próximo de Marte, logo abaixo do planeta no dia 02 de Fevereiro. Na figura [03], a Lua encontra-se ao lado de Saturno no dia 04 de Fevereiro. Na figura [4], a Lua encontra-se ao lado de Vênus no dia 06 de Fevereiro, e no dia 07 será vista pouco abaixo de mercúrio. O padrão de alinhamento planetário poderá ser visto, aproximadamente, até o dia 20 de Fevereiro. 
Figura [1]: Imagem obtida através do Software Stellarium.
Figura [2]: Imagem obtida através do Software Stellarium.
Figura [3] Imagem obtida através do Software Stellarium.

Figura [4]: Imagem obtida através do Software Stellarium.

    Para compreendermos melhor este fenômeno é preciso entender o conceito de eclíptica. Basicamente, este é nome para uma linha imaginário que corta o céu e descreve o caminho aparente do Sol no céu ao longo do dia, em relação as estrelas fixas. Esta linha define o plano da órbita do nosso Sistema Solar. Ou seja, o plano da órbita dos planetas em torno do Sol, praticamente, coincidem com o plano onde encontra-se o Sol, estando estes planos muito próximos. O que pode ser verificado visualmente no céu. E neste fenômeno em particular, temos que levar em consideração a posição destes 5 planetas no céu, que corresponde ao campo do céu que é visível para um observador aqui da Terra. Para exemplificar temos a figura [5], ela representa a ideia de termos os planetas ocupando uma mesma região do céu correspondente ao campo do observador que está localizado na região da Terra voltada para esta "fatia" do céu. Lembrando que esta imagem é meramente ilustrativa, não corresponde com a situação, uma vez que na imagem não apenas os planetas, mas o Sol também aparece no céu para o observador na região da Terra voltada para esta "fatia", portanto, é dia para este observador e os planetas não serão visíveis devido a atmosfera que causa um espalhamento dos raios do Sol, impedindo o observador de visualizar estrelas ou planetas. 

Figura [5]: Imagem meramente ilustrativa simula a ideia dos planetas localizados no campo do Observador, localizado na região da Terra voltada para a localização dos planetas. No caso da imagem, a região da Terra voltada para os planetas encontra-se iluminada pelo Sol, neste caso, os planetas aparecem no céu durante o dia, não sendo visto pelo observador.  Créditos: Mistérios do Universo.
    Lembrando que para realizar uma boa observação é preciso procurar um local com pouca, ou nenhuma interferência da poluição luminosa, não é preciso ter um telescópio, uma vez que os planetas em alinhamento são visíveis a olho nu. Mas, para aqueles que querem ver com maiores detalhes, um binóculo já faz toda a diferença. 
    À todos os apreciadores da observação noturna e praticantes da astrofotografia, bons céus!

Fonte: Stellarium

5 comentários:

  1. o oeste no nosso céu fica à esquerda, vocês comentaram com mapas do hemisferio norte e aí virou uma salada que dá até dó! que falta de informação!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendi. Os mapas são do Hemisfério Sul. Gostaria que explicasse onde está o erro para que possamos analisar e consertar. Abraços!

      Excluir
    2. As imagens utilizadas são do Software Stellarium e, se olhar no canto inferior esquerdo das imagens verá que utilizei a localização da Cidade de Ponta Grossa - PR/BR (HS). Quanto a posição do Oeste na imagem, depende da perspectiva adotada, no software o céu aparece com as coordenadas na posição da imagens acima na tela do computador. Porém, basta se guiar pelos pontos cardeais de sua cidade. Se olhar para o céu na procura da constelação do Cruzeiro do Sul e prolongar a parte maior da haste da cruz no céu, encontrará o Sul celeste, se você posicionar-se olhando para o Sul e abrir os braços, notará que seu braço direito apontará para o Oeste e seu braço esquerdo para Leste, mas, se conseguisse encontrar de forma precisa o Norte e olhasse diretamente para ele, então, seu braço esquerdo apontaria nas direções opostas da citada acima. Por isto, os pontos cardeais aparecem na imagem, para lhes dar referência. Quanto ao corpo do texto, não identifiquei nada de errado, pois, o Sol como as demais estrelas "nascem" a leste, assim como os planetas Mercúrio e Vênus, que por estarem próximos do Sol, surgem à leste. Não encontrei nenhum problema, se houver algum que não notei, por favor, fique a vontade para apontá-los para que façamos as correções. Espero ter ajudado.

      Excluir
  2. Parabéns Jéssica Mayara Eidam, excelente artigo simples e esclarecedor facilmente compreensível, estou no Sudeste no R.J. e até as 6:00 da manhã é possível identificar os planetas a olho nu, exceto Saturno. Belo trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, fico muito grata pelas palavras. Desculpe a demora em responder seu comentário, mas, a correria do dia-a-dia, está tomando um certo tempo. Bons céus!

      Excluir