Chuva de Meteoros Perseidas

O que é?


     A Chuva de Meteoros chamada Perseidas é uma chuva anual, que ocorre entre o dia 7 e 15 de Agosto, sendo que o seu pico, ou máximo, ocorre na madrugada do dia 11 pra 12 de Agosto. Esse fenômeno está associado à passagem da Terra pelos detritos deixados pelo Cometa Swift-Tuttle. Para entender melhor, clique aqui.


Resultado de imagem para perseidas


Como observar?   



     Sendo uma das maiores chuvas observadas, são esperados uma média de até 200 meteoros por hora no Hemisfério Norte. Já para os observadores do Hemisfério Sul, são esperados de 20 à 50 meteoros por hora. Felizmente em 2018, estaremos com Lua Nova, assim é possível observar com melhor clareza até mesmo os meteoros mais fraquinhos.


Resultado de imagem para perseidas
Crédito: www.galeriadometeorito.com
     
      A constelação de Perseu nascerá a partir das 3 horas da manhã (BRT) e fará uma passagem "rasante" pelo Horizonte Norte, que é de onde os meteoros aparentam vir. 
Todo o espetáculo durará até o amanhecer.

     Para otimizar e aumentar as chances de observar vários "bólidos", é aconselhável se dirigir à lugares distantes de grandes centros, para fugir da poluição luminosa. A ambientação com a escuridão leva em torno de 40 minutos, portanto, se for necessário o uso de lanternas, cubra-á com celofane vermelho (para preservar a sua "visão noturna").

Teremos observadores em algumas regiões e essa página pode ser atualizada nas próximas horas com registros ou transmissões Ao Vivo. 

Fiquem ligados!


Céus Limpos!




Nenhum comentário:

Postar um comentário