Vênus e Júpiter: Conjunção planetária é destaque no céu noturno.

    Àqueles que gostam de apreciar o céu noturno, até mesmo, àqueles que praticam a astrofotografia, terão neste final de semana e nos próximos dias, a oportunidade de registrar um fenômeno astronômico bem interessante - a conjunção entre os planetas, Vênus e Júpiter.

Figura mostra como ocorre a conjunção entre os planetas Vênus e Júpiter e, porque este fenômeno é uma ilusão de ótica. Notem que, vistos por um observador da Terra, temos a impressão de que eles estão se aproximando entre si. Porém, isto é dado pela posição dos planetas em suas órbitas em torno do Sol e, a relação destes, com a posição da Terra. No canto inferior esquerdo da imagem, temos uma imagem do software Stellarium, que simula a posição dos planetas no céu. Crédito: Apolo11.com

   A conjunção é um termo astronômico  que significa, a máxima aproximação entre dois objetos. Desta forma, para aqueles que olharem após o pôr do Sol, próximo do horizonte, à Oeste, notarão duas "estrelas" brilhantes no céu, e para quem acompanha o céu noturno, atentamente, verificará que estas duas "estrelas" estão mudando suas posições, uma em relação à outra, e na ocasião, estão se aproximando entre si. Na realidade trata-se de dois planetas - Vênus e Júpiter, e não estrelas.

     E, é muito fácil identificá-los no céu, Vênus estará altamente brilhante no céu e será muito fácil reconhecê-lo. Júpiter encontra-se um pouco acima e à direita de Vênus.

    A conjunção planetária, ou seja, o momento em que ambos os planetas irão estar o mais próximo um do outro, ocorrerá no dia 30 de Junho. Neste dia, Júpiter e Vênus aparecerão no céu como um único ponto muito brilhante.  Porém, esta aproximação é uma ilusão de ótica, ou seja, isto não significa que os planetas irão se encontrar ou, que ocorrerá uma colisão entre eles. O que cria essa ilusão de aproximação é a posição atual dos planetas em suas órbitas, que faz com que vistos por um observador aqui da Terra, estes pareçam estar muito próximos entre si.

    Nas figuras abaixo, segue imagens do Software Stellarium, que simula a posição de Vênus e Júpiter nos dias 27 (hoje) e 30 de Junho, quando a máxima conjunção acontece.



Bons céus à todos! Aproveitem as observações.

- Criamos uma página com imagens da conjunção feitas por leitores de diversas cidades. Se tem algum registro, envie-nos. http://oastronomo.blogspot.com.br/p/conjuncao-venus-jupiter.html



Fonte:  Stellarium    

Deixe seu comentário!

9 comentários:

  1. Eu sabia que tinha algo acontecendo entre esses dois lindos planetas, mais não sabia o que pois só de ver a olho nu não podemos fazer nada.
    Com essa explicação eu fiquei super feliz de pode ser um dos muitos a ver um fenômeno desses, pena que não tenho um telescópio para visualizar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, fico feliz em poder explicar e ajudá-los a entender um pouco do que há por trás dos eventos astronômicos, que tanto chamam a nossa atenção. Espero que tenham aproveitado a observação e que o tempo tenha colaborado.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Muito Obrigado, Fico Feliz em saber que eu tirei minhas Duvidas que planetas era esses e você me ajudo muito Jéssica

      Excluir
  2. Aí que legal sabia que eram planetas. até parece a estrela do Peter Pan, adorei.

    ResponderExcluir
  3. Muito Obrigado, Fico Feliz em saber que eu tirei minhas Duvidas que planetas era esses e você me ajudo muito Jéssica

    ResponderExcluir