Delta Aquarídeos Austrais

     Em primeiro lugar entenda o que é uma chuva de meteoros clicando aqui! (página do blog)

   Estamos no período de atividade do chuveiro Delta Aquarídeos, que vai desde 12 de Julho a 23 de Agosto, onde o pico se encontra entre os dias 28 e 30 de Julho. Denominada uma chuva de atividade moderada, com apenas algumas dezenas de meteoros por hora. Na imagem abaixo é possível observar a constelação de Aquário logo ao nascer. Aí se encontra o radiante do chuveiro. Portanto, todos os meteoros que se mostram vindo daquela direção fazem parte desta chuva. Outros vindos de outros pontos são considerados esporádicos ou até mesmo lixo espacial.

Clique para Ampliar


     Assim como já comentado em postagens anteriores sobre o assunto, aconselha-se um lugar totalmente retirado dos grande centros, de preferencia uma clareira no alto de um morro com visualização total do céu.

     Também para o dia 29-30 de Julho e esperada a Chuva Capriconídeos, com velocidades bem inferiores, 15Km/s contra 25Km/s dos Aquarídeos, ambos com coloração amarelada. A constelação de Capricórnio fica alguns graus acima de Aquário, fazendo que as condições de observação sejam iguais.

Descrição: Fireball registada pelas câmaras em julho de 2010 durante a chuva de meteoros Delta Aquarídea do Sul. Esta chuva de meteoros ocorre de 12 de julho a 23 de agosto, tendo o seu pico no final de julho, entre os dias 28, 29, 30 e 31. Observa-se melhor no hemisfério Sul do que no hemisfério Norte. (©NASA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário