LightSail - A Tecnologia do Vento Solar



     A Sociedade Planetária, organização sem fins lucrativos, lançou ao espaço no dia 20 de Maio de 2015 a Sonda LightSail, destinada a testar tecnologias relativas aos Ventos Solares. A sonda possui um formato retangular e não é muito maior que uma garrafa de bebida, mas sua vela, em formato de pipa (dessas que a criançada brinca), se estende à 32 metros quadrados e tem por finalidade apenas colher dados sobre como as partículas carregadas emitidas pelo Sol interagem com a vela da sonda. Após abrir suas velas, a sonda deve ter no máximo 10 dias de "vida espacial", já que a sua altitude não é o suficiente para impedir que o arrasto atmosférico traga a sonda para casa novamente.




     Mas o que os controladores não imaginavam era que a sonda ficaria sem comunicação logo no segundo dia de missão. No dia 22 de Maio, a sonda apagou por algum problema técnico e após inúmeras tentativas de contato sem sucesso, os responsáveis pela missão esperavam quase que um milagre. Esperavam que alguma partícula se chocasse em alta velocidade contra a engrenagem do pequeno satélite para que voltasse a funcionar, na base do tranco. E não é que foi exatamente isso que aconteceu? Após 11 dias de silêncio absoluto, a sonda voltou a se comunicar com a Terra e poderá então dar continuidade à missão. 



Os membros da equipe Alex Diaz (esquerda) e Riki Munakata (direita) preparando a sonda para os testes.
Créditos imagem: sail.planetary.org

     No entanto, as comunicações entre LightSail e o base permanecem irregulares, pois uma tentativa de fazer upload da correção para o software problemático falhou, e os engenheiros não tentarão novamente, disse um dos representantes da Sociedade Planetária. Em vez disso, eles pretendem abrir a vela do satélite na terça-feira (03/06), se possível. (O plano original para executar essa manobra era de 28 dias após o lançamento).


Fontes: SPACE.com ; sail.planetary.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário