O Módulo Pousador da Sonda Rosetta, Philae, Acordou!

O módulo de pouso da Rosetta, Philae, acordou depois de sete meses de hibernação na superfície do Cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko. 


Módulo Philae. Imagem simula Philae separando de Sonda Rosetta e descendo para a
 superfície do cometa 67P / Churyumov-Gerasimenko em novembro de 2014. 
Crédito: ESA/ATG medialab.
     Os sinais foram recebidos no Centro de Operações da Agência Espacial Europeia, em Darmstadt, às 22:28 CEST de 13 de junho. Foram analisados mais de 300 pacotes de dados pelas equipes no Centro de Controle de Pouso, no Centro Aeroespacial da Alemanha (DLR).  

     O Dr. Stephan Ulamec, que é gestor do Projeto Philae no DLR, explica: 
"O Philae está muito bem: tem uma temperature de operação de -35ºC e tem 24 Watts disponíveis. [...] O lander está pronto para as operações."
     Durante 85 segundos o Philae ‘falou’ com a sua equipe no chão, através da Rosetta, naquele que foi o seu primeiro contato desde que entrou em hibernação em novembro.  

     Pela análise dos dados de estado tornou-se claro que o Philae deve ter estado acordado antes: 
"Recebemos dados históricos - mas até agora o módulo não tinha sido capaz de nos contactar."
     Agora os cientistas aguardam o próximo contato. Ainda há mais de 8000 pacotes de dados na memória do Philae que irão fornecer à equipe da DLR informações sobre o que aconteceu nos últimos dias no cometa 67P/Churymov-Gerasimenko. 

     O Philae desligou-se em 15 de novembro de 2014 às 1:15 CET depois de ter estado em operações no cometa por cerca de 60 horas. Desde 12 de março de 2015 que a unidade de comunicações no orbitador Rosetta está ligada, à espera de um sinal do módulo.
 
   Para mais informações sobre a sonda Rosetta e seu módulo de pouso, Philae, acesse a página da ESA através deste link

Fonte: ESA

Nenhum comentário:

Postar um comentário