Eclipse Lunar - 27/09/2015

Créditos da Imagem: How Stuff Works
       Diferente dos solares, onde a Lua está entre a Terra e o Sol e esta encobre o disco solar, um eclipse lunar ocorre quando a Lua cruza o plano orbital terrestre e que coincida com o alinhamento Sol-Terra-Lua. Assim, a sombra da Terra é projetada sobre a Lua. Como o Sol é uma fonte luminosa extensa, a sombra projetada pela Terra se divide em umbra e penumbra. A umbra é a sombra propriamente dita, a sombra total da Terra. A penumbra é uma área escurecida, mas não totalmente. Trocando em miúdos, é como quando colocamos algum objeto pequeno próximo à alguma lâmpada e podemos observar uma sobra forte e outra mais fraca ao redor – mais forte umbra, mais fraca penumbra.

        Quando a Lua está para ser eclipsada, ela pode passar apenas pela penumbra (eclipse parcial) ou, se estiver perfeitamente alinhada, cruzará a umbra e veremos um eclipse total. A duração de um eclipse pode variar, mas nunca ultrapassará 3h50, sendo desses 1h40 durante a fase umbral.
Eclipse Lunar Total, Alberto Levy.
                O próximo eclipse lunar visível no Brasil será este mês, mais precisamente dia 27 de Setembro, começando as 21:12 na fase penumbral, onde a Lua começa a entrar na sombra mais fraca da Terra. As 22:07 começa a fase parcial, onde a Lua entra na sombra total da Terra. As 23:47 a Lua já estará totalmente eclipsada, com aquela cor avermelhada característica causada pela refração e dispersão da luz do Sol na atmosfera terrestre. O eclipse terá fim por volta das 2h da manhã e será visível em todo território brasileiro. 
                Logo abaixo está uma imagem gerada pelo software de previsões, com os horários e paralelos onde o eclipse será visto.

Occult v4.1.0.27

Nenhum comentário:

Postar um comentário