Últimos Movimentos da Sonda Rosetta

     
Ilustração da Sonda Rosetta se aproximando do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko (Foto: Spacecraft: ESA/ATG medialab; Comet image: ESA/Rosetta/NavCam – CC BY-SA IGO 3.0)


     A Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) informou que a Sonda Rosetta, projetada para orbitar e pousar em cometas, fará sua última manobra e se chocará contra o Cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko. No dia 30 de Setembro, a sonda deverá atingir uma pequena fenda de 130 metros de largura, chamada Deir el-Medina, onde encerrará seus mais de 12 anos de operação.

     Desde que foi enviada ao espaço, em 2004, a sonda já orbitou o Sol cinco vezes, nos enviou imagens de asteroides e de Marte e atingiu o cometa alvo em 2014. Durante os 2 últimos anos, a sonda orbitou o Cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko retornando dados da sua dimensão de diversos ângulos.


Imagem do Cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko feita pela Rosetta. Créditos: Créditos: ESA / Rosetta / Philae / CIVA


O fim da missão está previsto para as 06:40 GMT (03:40 BRT) do dia 30 de Setembro. Mas devido à alterações orbitais do cometa e também à variação do campo gravitacional durante a aproximação, os horários podem sofrem alterações no decorrer dos dias. Devido a distância Terra-Cometa, a confirmação do "pouso forçado" só chegará 40 minutos depois, por volta das 07:20 GMT (04:20 BRT).

O infográfico abaixo (em espanhol) mostra a tragetória da sonda Rosetta juntamente com o módulo pousador Phillae, desde seu lançamento até a chegada no cometa 67 P.





Fonte: ESA/Space



Nenhum comentário:

Postar um comentário