Planeta Vermelho pode vir a se tornar o Planeta dos Anéis

     Marte é historicamente conhecido como Planeta Vermelho, mas uma nova teoria sugere que Marte pode ter um novo apelido. 

Fobos, lua de Marte. De acordo com essa teoria, pode vir a se partir e virar anéis em Marte.
NASA/JPL-Caltech/University of Arizona

     Uma nova teoria publicada na Nature Geoscience Journal por uma equipe da NASA na Universidade Purdue, Lafayette, Indiana, sugere que detritos espaciais podem ter composto anéis em torno de Marte.

     David Minton e Andrew Hesselbrock desenvolveram um modelo que sugere que detritos resultantes de objetos, como asteroides, que se chocaram contra Marte alternaram entre a formação de Luas e anéis. Assim, uma colisão ocorrida a 4,3 milhões de anos atrás formou a Bacia do Polo Norte de Marte e teria resultado em detritos que formaram os anéis.

Resultado de imagem para mars rings
a)Fobos entra na região onde a força gravitacional é suficiente para despedaçá-lo - em 100.000.000 de anos.
b) Após entrar no limite de Roche, em um ano já teremos a formação dos anéis.
c) Em 1 milhão de anos, os objetos remanescentes com maior massa começaram a cair sobre a superfície de Marte.Nature Geoscience / B. Black & T. Mittal

    De acordo com o modelo, os detritos nos anéis eventualmente se afastaram de Marte, onde eles se aglomeraram para formar uma lua. 

Depois que a lua se formou, a atração gravitacional entre Marte e a lua teria entrado em jogo e atraído-a para dentro do limite de Roche, que é a distância onde um corpo celeste auto-gravitante, como um asteroide ou lua, é despedaçado por interações com um planeta maior. Este ciclo poderia ter se repetido até sete vezes nos últimos bilhões de anos. Esse modelo sugere que daqui 70 milhões de anos Fobos pode ultrapassar o limite de Roche, se despedaçando e criando novos anéis.


Nenhum comentário:

Postar um comentário