Solstício de Inverno - 2017

Mais uma estação chegando e uma noite longa nos aguardando. Nesta quarta dá-se o início do inverno, também o dia marcado pelo solstício, que é um fenômeno astronômico devido à translação da Terra em torno do Sol. A palavra "solstício" vem do latim e significa "parada do Sol", isso porque o Sol fica mais afastado do pontos cardeais leste e oeste neste dia. Apenas dois dias do ano o Sol surge exatamente no leste e se põe no oeste, que são dias dos equinócios.

Satélite GOES 16 17:30 UTC (não operacional) 
Para nós que moramos no Hemisfério Sul, olhamos o Sol em direção ao ponto cardeal norte, onde se faz a trajetória aparente no céu e no inverno o astro rei fica num ponto mais baixo (mais ao norte) por causa do eixo de inclinação da Terra. Para entender um pouco na prática esse "deslocamento" do Sol, é bom fazer um acompanhamento durante os meses e observar em um ponto de sua casa a entrada da luz solar e as sombras que tem em determinado horário.

Satélite Himawari 21:00 UTC.
Aqui no Brasil o inverno se comporta de maneira distinta em cada Região, pois é um país de proporções continentais, onde a latitude varia entre 5ºN e 33ºS, e quanto mais ao sul, mais frio e menor incidência da radiação solar é recebida.

Imagem: Google Earth.
Já no Hemisfério Norte nesse período, ocorre o chamado "sol da meia noite" próximo do Círculo Polar Ártico, onde o Sol é visível 24 horas por dia por aproximadamente 6 meses justamente por causa do eixo de inclinação e por a Terra ter o formato de geóide. 

Imagem/Divulgação.




Nenhum comentário:

Postar um comentário