Chuva de Meteoros - Leonidas

A chuva de meteoros com radiante na constelação de Leão é uma boa pedida para quem gosta desses fenômenos astronomicos. O ultimo dos maiores picos dessa chuva foi registrado em 2001, onde foram observados mais de 100 meteoros por hora (TxH).
Se você ainda não sabe ao certo o que é uma chuva de meteoros, clique aqui e saiba.
O pico ocorrerá na madrugada do dia 17 para o dia 18, ao contrario do que tinha informado anteriormente, a Lua não influenciará em nada na observação, uma vez que ela estará em 'oposição' a constelação.
A imagem abaixo mostra a posição da constelação na madrugada do pico. As coordenadas da imagem são para Imbituva-PR para as 03:45 da madrugada (17-18).
Clique para aumentar.
Então como foi feito em chuvas anteriores, vou postar o link para a rádio do Spaceweather que pode ser acessado pelo link: http://topaz.streamguys.tv/~spaceweather/. Ao abrir a janela, clique no ícone 'Live Meteor Radar Echoes' e espere o Ping!
Essa rádio está em operação no Texas, onde a ocorrencia de meteoros é maior do que no hemisfério sul.

O chuveiro pode ser visto de todo o mundo (lado que está noite). A maior incidência está no hemisfério norte, então acredito que quanto mais para o norte, maior será a frequencia de meteoros cruzando o céu. Resumindo, o Brasil inteiro pode ver.

A Nasa possui uma calculadora em Java que permite estimar a taxa horario de meteoros para a sua região.
Segue o link: http://leonid.arc.nasa.gov/estimator.html

Em breve mais informações com reportes.

2 comentários:

  1. Ah não! de novo a visualização comprometida pela Lua... Perdi o Orionídeos e agora vou perder o Leonídeos... =(

    ResponderExcluir
  2. da pra ver os leonidas aqui em goias???
    grato.

    ResponderExcluir