Aglomerados Estelares

Os aglomerados estelares são conjuntos de estrelas onde ocorrem estreitas interações gravitacionais. Os aglomerados são divididos em dois tipos: os Aglomerados Globulares e Abertos.

  • Aglomerados Globulares: são grupos de estrelas com formato circular com um centro extremamente denso em numero de estrelas, sendo essas as mais velhas. A densidade vai diminuindo a medida que se afasta do centro. Esses aglomerados são encontrados muito distantes do plano galáctico ou até mesmo mais distantes e possuem, na maioria das vezes, mais de 1 milhão de estrelas. Abaixo é possível observar o aglomerado globular denominado Ômega Centauri (NGC5139), é se encontra a aproximadamente 15 mil anos-luz na constelação do Centauro.


Omega Centauri. Créditos: ESO

  • Aglomerados Abertos: são aglomerados estelares onde a forma não é definida, circular no caso dos globulares. Englobam centenas de estrelas. Um dos aglomerados abertos mais conhecidos são as Plêiades, ou as Sete Irmãs, como é conhecido normalmente. O nome Sete Irmãs foi dado porque a olho nú apenas sete ou até nove estrelas podem ser observadas. Quando observada atraves de um simples telescópio, pode revelar mais de 500 estrelas e uma nebulosidade azulada próxima as estrelas. É possível observá-la na imagem abaixo:

As Plêiades
Créditos: Davide De Martin & the ESA/ESO/NASA Photoshop FITS Liberator

Nenhum comentário:

Postar um comentário