Supernovas

Ficheiro:Supernova1987A.jpgQuando estrelas muito maiores que o Sol (mais de 10x) chegam ao final de sua vida elas explodem e geram objetos extremamente brilhantes que chegam a 1 bilhão de vezes o seu brilho original e decaem até ficarem invisíveis.
Ao explodir, essas estrelas ejetam mais de 80% da sua matéria para o espaço e o seu núcleo, maior que o sol,  perde sua estabilidade. Sendo assim os elétrons começam a se colapsar com o núcleo atômico se chocando com os prótons gerando assim nêutrons. O resultado é uma Estrela de Nêutrons, também conhecida como Pulsar, que tem 15 Km de diâmetro.
As supernovas são catalogadas pelo ano em que são descobertas, como exemplo a supernova SN 1987, descoberta em 1987.


{{{legenda}}}
NASA/ESO

A conhecida Nebulosa do Caranguejo (Messier 1 ou SN 1054) , Nebulosa da Rolha ou ainda Nebulosa da Borboleta é uma remanescente de super nova distante 6300 AL que teve sua explosão registrada em 1054 onde sua magnitude aparente chegou a -7,5, visível mesmo durante o dia. Hoje sua magnitude aparente é de 8.4.
Só para se ter uma idéia da intensidade de brilho da progenitora, estrela que explodiu. A nebulosa do caranguejo mede aproximadamente 14 AL e é iluminada por apenas 1 estrela de nêutros com 30km de diâmetro, sendo essa a maior fonte de raios-gama do céu.




Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Supernova / http://pt.wikipedia.org/wiki/Nebulosa_do_Caranguejo

Nenhum comentário:

Postar um comentário