Terremoto no Japão pode ter deslocado o Eixo Terrestre


Últimas notícias informam que o eixo terrestre foi deslocado em 25 cm, e não 10 cm como tinha sido informado anteriormente.



O devastador terremoto seguido de um Tsunami que atingiu a costa leste do Japão pode ter mudado o eixo de rotação da Terra em 10cm, segundo pesquisadores da Itália.
Em notícia, a Reuters publicou hoje, as 12:20 que o eixo terrestre foi variado em 25 cm, o que provocou a aceleração do dia em 1,6 microssegundos, além de deslocar a principal ilha do Japão em 2,5 metros.

"O geofísico Shengzao Chen explicou que o terramoto de ontem no Japão ocorreu quando a crosta terrestre se rompeu numa área de cerca de 400 quilômetros de comprimento e de 160 de largura, e as placas tectónicas se moveram mais de 18 metros. ''




Fonte: R7.com


  • O tremor que atingiu 8,9 graus da escala Richter teve uma força equivalente a 16 mil bombas atômicas (equivalente à lançada em Hiroshima) e foi registrado a 24km de profundidade, sendo este o segundo maior já registrado. O mais forte já registrado atingiu 9,5 na escala Richter no Chile, em 1960. As autoridades japonesas ainda não sabem ao certo o número de vítimas.
Em breve maiores detalhes e explanação do fenômeno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário