O primeiro a ser construído foi o Enterprise que nunca fui ao espaço e serviu apenas para testes acoplado ao um Boeing 747 (em inglês) modificado. O primeiro vôo orbital de um Space Shuttle foi realizado pelo Columbia em 12 de abril de 1981, a STS-1. O Challenger fez seu primeiro voo em 4 de abril de 1983, a STS-6. O primeiro voo do Discovery foi em 30 de agosto de 1984, a missão STS-41-D e em, 3 de Outubro de 1985 a Atlantis realizou sua primeira missão, a STS-51-J.
No dia 28 de Janeiro de 1986 ocorreu o primeiro desastre da história dos Space Shuttle. O onibus espacial Challenger explodiu 73 segundos após o seu lançamento, onde todos os 7 membros da equipe morreram. Em 24 de abril de 1990 o Discovery lançou ao espaço o Telescópio Espacial Hubble, na missão STS-31.
A segunda tragédia foi o Columbia se desintegrou na reentrada no dia 1 de fevereiro de 2003, onde todos os sete membros da equipe morreram.
Esse ano é o ultimo para os onibus espaciais, que serão aposentados e substituidos pelas sondas Atlas, como os X-37B da boeing. O objetivo disso é cortar custos e diminuir o tempo entre duas missões consecutivas.
Ônibus Espacial Atlantis. Foto: NASA |
Discovery. Foto: NASA |
Endeavour. Foto: NASA |
Linha do Tempo: Wikipédia, a Enciclopédia Livre.
Olá, Chrystian!
ResponderExcluirEu tenho a impressão que os EUA, cuidaram demais da questão militar (guerras) e ao errarem os custos para mais destas, aliando-se a isso os reveses econômicos como: o estouro da bolha imobiliária e a segurança pós atentado do 11 de setembro, então... faltou dinheiro ( estão priorizando o projeto da exploração de Marte) para que os ônibus espaciais ao serem aposentados, coisa que acontece agora, estivessem sendo substituídos pelos novos meios de transporte para essas operações espaciais.
Um abraço!!!!