Satélite da NASA chega à órbita da Terra para ajudar países a combater a falta d'água

Lançamento - SMAP

No início deste mês, a NASA lançou o SMAP, sigla para satélite ativo-passivo de umidade do solo, preso a um foguete não-tripulado United Alliance Delta II. Enquanto muitos dos lançamentos recentes da NASA tiveram como destino a ISS ou trajetórias no espaço profundo, o SMAP voltará seu olhar para a Terra – mais especificamente, para o solo debaixo dos nossos pés. A missão irá durar 3 anos, vai analisar o solo a até 5 cm de profundidade, dia e noite, e assim criar os mapas da umidade do solo mais precisos já obtidos a partir do espaço, de acordo com a NASA.
O SMAP vai medir a umidade do solo ao redor do mundo e também monitorar a seca no mundo ocidental.
Usando uma antena rotativa que mede 6 m de diâmetro, ele criará mapas globais de precipitação a cada três dias, proporcionando-nos uma visão do nosso planeta que nós nunca tivemos antes.

Ilustração do Satélite SMAP

O satélite para monitoramento de secas no mundo chega em um momento crítico. O Brasil está passando por uma crise hídrica em vários Estados do sudeste. E não é apenas no Brasil que estão ocorrendo problemas com a falta d'água, nos EUA, a Califórnia está passando pela pior seca nos últimos 1.200 anos.

Imagem do lançamento pode ser obtida na galeria da página GIZMODO Brasil, acesse através desse link
Ilustração do Satélite SMAP, obtida através deste link

Foto por NASA/Bill Ingalls

Leia mais em: GIZMODO Brasil
Fonte: Gizmodo Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário