O cargueiro espacial russo Progress M-27M, que saiu de sua órbita momentos após ter sido lançado com destino à Estação Espacial Internacional (ISS), pode reentrar na atmosfera terrestre até o fim de semana. Segundo o Comando de Defesa Aeroespacial americano, o cargueiro atingirá nosso planeta na sexta-feira (08/05) em algum lugar do Oceano Pacífico próximo às 13 horas. Vale lembrar que o local da queda só será confirmado com total exatidão nas 24 horas anteriores ao impacto, portanto o local da queda pode ser outro.
Considerando a órbita do objeto, as chances de ele cair em uma região povoada ainda são grandes. Devido à inclinação da órbita, o objeto pode cair em qualquer lugar entre as latitudes 56,1 Norte ou Sul. Visto isso, a faixa entre essas latitudes é onde se encontra os lugares mais povoados da Terra.
Assim como ocorre com qualquer outro lixo espacial ou meteoros, o cargueiro entrará na atmosfera e logo se transformará em uma bola de fogo, devido à fricção. Nesse momento, grande parte das 7 toneladas de material pode ser desintegrada, mas as chances de que algum resquício chegar à Terra não é excluída.
OBSERVANDO A PROGRESS M-27M
Clique para ampliar Imagem: APOLLO11.COM |
Para pessoas que estiverem na região Sudeste e Sul do Brasil, o cargueiro poderá ser observado a olho nu no fim de tarde desta quarta-feira (06/05). O horário indicado por sites de Rastreamento (APOLLO11.com) é entre as 17h59 e 18h06 (Brasília).
O rastreamento do objeto está disponível neste link.
Nenhum comentário:
Postar um comentário