Diga olá para as menores luas de Plutão



Depois de nove anos e uma jornada de quase 5 bilhões de quilômetros, a sonda New Horizons da NASA está finalmente se aproximando do ex-planeta favorito de todo mundo, Plutão. E com a proximidade, ela também capturou o primeiro retrato em família de Plutão e suas pequeninas luas.





Até agora, avistamos cinco luas orbitando Plutão: Caronte, Nix, Hidra, Cérbero e Estige (sim, elas parecem com o começo de uma odisseia grega para capturar um velo de ouro). Cérberos e Estige só foram encontradas em 2011 e 2012 pelo telescópio espacial Hubble, por causa das distâncias envolvidas e do tamanho diminuto delas: elas tem, no máximo, 32 e 21 km, respectivamente.

Para obter a imagem que você vê acima, a New Horizons usou a câmera mais sensível que possui para registrar imagens com 10 segundos de exposição. A NASA então editou a imagem para que você possa ver as luas.

Conforme a sonda se aproxima de Plutão, existe uma chance de vermos novas luas, luas pequenas e longínquas demais para terem sido detectadas antes. O Sistema Solar é cheio de segredos. [NASA]

Imagem em formato gif obtido no Site da NASA
Imagem de capa: lunarandplanetaryinstitute/CC

Fonte: GIZMODO BRASIL

Nenhum comentário:

Postar um comentário