Hubble Encontra Galáxia Solitária Perdida no Espaço

Galáxia NGC 6503. 


A maioria das galáxias estão grandes aglomeradas ou em pequenos grupos, o que torna essa descoberta uma exceção particularmente interessante. Imagem: NASA/ESA


    Obtida pelo Telescópio Espacial Hubble, a imagem magnífica acima é de NGC 6503, uma galáxia que se localiza  na borda de uma região conhecida como o Vazio Local.

     NGC 6503 está a 18 milhões de anos-luz de distância. Embora esta seja uma distância alucinante pelos nossos padrões diários, é excepcionalmente pequena em uma escala cósmica. Na verdade, é uma das galáxias mais próximas que não faz parte do Grupo Local. Com 30.000 anos-luz de diâmetro, é um terço do tamanho da nossa galáxia, mas muito maior do que a maioria das galáxias mais próximas a nós.

     O Vazio Local é uma área de 150 milhões de anos-luz em toda sem galáxias dentro dele-um espaço imenso. Um intrigante vazio pelos padrões do universo próximo, vazio que afeta muito a Via Láctea. Assim como grandes concentrações de galáxias que exercem atração gravitacional sobre galáxias ao longo de um grande distância, a ausência de galáxias em uma direção quebra esse equilíbrio de forcas e a galaxia acaba sendo empurrada para esse espaço vazio.

     Este efeito faz presença NGC 6503 de à beira do vazio ainda mais interessante, pois também devem ser afastados. Apelidado de "Galáxia Perdida no Espaço", de Stephen James O'Meara em um livro sobre as belezas pouco conhecidas por astrônomos amadores, NGC 6503 foi incluída em um estudo intensivo na faixa do Ultra Violeta que revela a estrutura das galáxias próximas.

     O documento concluiu que NGC 6503 tem um "buraco negro faminto" em seu núcleo, que é privado de gás para mantê-lo ativo. O estudo incluiu também vídeos que mostram NGC 6053 e seu lugar no espaço e a sua beleza em grande detalhe. Você pode vê-los logo abaixo.



Créditos: NASA/ESA



Créditos: NASA/ESA



Nenhum comentário:

Postar um comentário