New Horizons - Novas descobertas: Desde variáveis tipos de terrenos em Plutão à um "Pólo Escuro" em Caronte

These recent images show the discovery of significant surface details on Pluto’s largest moon, Charon.

Estas imagens mostram a recente descoberta de detalhes da superfície significativos sobre a maior lua de Plutão, Caronte. Elas foram tiradas pela New Horizons Long Range Reconnaissance Imager (Lorri) em 18 de junho de 2015. A imagem à esquerda - original, ampliação 4 vezes.
Imagem à direita: depois de aplicar uma técnica chamada deconvolção

Credits: NASA/Johns Hopkins University Applied Physics Laboratory/Southwest Research Institute

     De acordo com a notícia publicada ontem, 22 de Junho, no site da NASA, a equipe de cientistas que coordena a Missão New Horizons descobriu depois de uma série de imagens, realizadas entre os dias 29 de Maio e 19 de Junho, obtidas através do telescópio Long Range Reconnaissance Imager (LORRI), que a sonda New Horizons irá sobrevoar uma região do Hemisfério de Plutão com a maior variedade de tipos de terreno visto até o momento no planeta-anão. Outra descoberta interessante está localizada em um dos pólos de Caronte, satélite natural de Plutão - os cientistas descobriram que Caronte tem um "pólo escuro" - uma região escura e misteriosa que forma uma espécie de tampa anti-polar. 



     Segundo Alan Stern, principal pesquisador da New Horizons, do Instituto de Pesquisa Southwest, em Boulder, Colorado: 
"Este sistema é simplesmente fantástico. [...] A ciência está apenas extasiada com o que veremos na próxima abordagem do hemisfério de Plutão. Cada tipo de terreno que vemos no planeta - incluindo tanto as áreas mais claras e escuras na superfície - são representados lá, é um país das maravilhas!
"E sobre Caronte - wow - Eu não acho que qualquer um esperava que Caronte revelasse um mistério como os terrenos escuros em seu pólo." Continuou ele. " Quem pediu isso?"

     A técnica utilizada para o melhoramento das imagens não processadas  enviadas pela sonda à Terra, chama-se Deconvolução (Deconvolution). O contraste também foi esticado para revelar detalhes adicionais. A Deconvolução pode, ocasionalmente, introduzir "falsas" informações, de modo que os detalhes mais finos nas imagens terão de ser confirmadas por imagens tiradas por uma gama mais estreita nas próximas semanas, para verificar se alguns dos detalhes tentadores vistos nas imagens persistem. A aparência não-esférica de Plutão, não é real, resulta de uma combinação da técnica de processamento de imagem e grandes variações de brilho da superíficie do planeta. 

     Segundo o pesquisador  Jeff Moore, do Centro de Pesquisa Ames da NASA, Mountain View, California:
"A detecção inequívoca de unidades de terreno claras e escuras em ambos, Plutão e Caronte, indica uma grande variedade de paisagens diversas em todo o par. [...] Por exemplo, a franja brilhante que vemos em Plutão pode representar geada depositado a partir de uma calota polar de evaporação, que está agora no sol do verão."
     Para aqueles interessados nas imagens originais, sem tratamento, saibam que o arquivo de imagens está disponível para todos na página LORRI Images from the Pluto Encounter.


Para mais informações e detalhes sobre a Missão New Horizons, acesse o site da NASA

Fonte: NASA

Nenhum comentário:

Postar um comentário