New Horizons: Máxima aproximação da Sonda ocorreu nesta manhã de Terça-feira.

   A sonda New Horizons deixou a Terra em 2006 e, hoje, dia 14 de Julho de 2015 encontra-se a exatos exatos 12.472 km (7.750 milhas) de Plutão. De acordo com a agência espacial americana - NASA, responsável pela missão. O fato inédito ocorreu nesta manhã, às 08:49h (horário de Brasília). 

Plutão quase preenche o quadro nesta imagem do Reconnaissance Imager Long Range (Lorri) a bordo da New Horizons, da Nasa, tomada em 13 de julho de 2015 quando a sonda estava 476.000 milhas (768.000 quilômetros) a partir da superfície. Esta é a última e mais detalhada imagem enviada à Terra antes da maior aproximação da sonda a Plutão, em 14 de julho. A imagem colorida foi combinada com baixa resolução e informações de cores da Ralph. Esse instrumento foi adquirido, anteriormente, em 13 de julho. Este ponto de visão é dominado pelo grande e brilhante, informalmente, chamado de "coração", que mede cerca de 1.000 milhas (1.600 km) de diâmetro. O coração faz fronteira mais escuras à terrenos equatoriais, e o terreno a leste (à direita) são complexas. No entanto, mesmo com essa resolução, a maior parte do interior do "coração" aparece notavelmente inexpressivo, possivelmente um sinal de processos geológicos. em curso. Créditos:  NASA/APL/SwRI

Membros da equipe de ciência New Horizons: Reação ao ver última e mais nítida imagem da nave espacial de Plutão antes da maior aproximação no final do dia, terça-feira julho 14, 2015 no Laboratório de Física Aplicada da Universidade Johns Hopkins em Laurel, Maryland.
Créditos: NASA / Bill Ingalls

   Desde que foi lançada, a New Horizons realizou diversas imagens do planeta-anão e suas luas. Uma das atualizações da Sonda foi noticiada aqui na página, acesse O Astrônomo.

   O pesquisador, Alan Stern, do Instituto de Pesquisa do Sudoeste (SwRI) em Boulder, Colorado, diz que a missão agora está escrevendo o livro sobre Plutão.
 
"A equipe da New Horizons se orgulha de ter conseguido a primeira exploração do sistema de Plutão", disse Stern.
"Esta missão tem inspirado pessoas em todo o mundo com a emoção de exploração e que a humanidade pode alcançar."

    A sonda está atualmente no modo de recolha de dados e não está em contato com os controladores de vôo na Johns Hopkins University Applied Physical Laboratory (APL), em Laurel, Maryland. Os cientistas estão esperando para descobrir se New Horizons "Liga pra casa", transmitindo para a Terra uma série de atualizações de status que indicou que o sobrevoo da espaçonave sobreviveu e está em bom estado de saúde. A "chamada" é esperado logo após as 21:00 horas de hoje (14/07).

    Essa notícia é uma das grandes conquistas, segundo a Nasa, a New Horizons, além de ser a primeira missão a explorar Plutão, é a primeira a chegar até um planeta-anão congelado, a explorar o Cinturão de Kuiper, área onde encontra-se Putão, além de ser a nave mais rápida da história, chegando a velocidade de 21 km/s. 

    Nos resta agora, aguardar. E torcer para que a sonda tenha sucesso em seu sobrevoo, trazendo até nós novos dados e surpresas sobre o misterioso e espetacular planeta-anão, Plutão.

    Para mais detalhes, acesse a notícia na íntegra no site da NASA. 

Fonte: Nasa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário