Uma Galáxia no Centro da Classificação de Hubble

   
Essa recente imagem feita pelo Hubble mostra uma galaxia lenticular chamada MRK820,
que esta localizada a aproximadamente 300 milhões de anos-luz.



     Essa galaxia é conhecida como MRK820 e é classificada como uma galaxia lenticular - tipo S0 na classificação de Hubble (O Diapasão). Essa escala é usada para classificar galáxias de acordo com sua morfologia. Galaxia elípticas se parecem com manchas suaves no céu e estão no cabo desse diapasão. Elas são arranjadas ao longo do "cabo do diapasão" indicando o quão elíptica são, se estiverem no começo do cabo, antes da bifurcação, mais esféricas elas são, após a bifurcação do diapasão elas se dividem em esféricas e barradas.

    Galaxias lenticulares como a MRK820 estão na zona de transição entre as galáxias elípticas e espirais, se posicionando exatamente onde a escala se divide. uma olhada mais atenta na aparência da MRK820 revela traços de uma estrutura espiral sobreposta em um halo de estrelas.

     Em torno da MRK820, nesta imagem, temos um bom exemplo de outros tipos de galáxias, cobrindo quase todos os tipos presentes no Diapasão de Hubble, desde elípticas à espirais. A maioria das manchas e pintas são galáxias distantes, mas o objeto com brilho predominante é a estrela chamada TYC 4386-787-1.

     Uma versão dessa imagem entrou na competição de processamento de imagens chamada Hubble’s Hidden Treasures pela competidora Judy Schmidt.

Créditos: ESA/Hubble & NASA and N. Gorin (STScI); Agradecimentos: Judy Schmidt

Nenhum comentário:

Postar um comentário