A Incrível superfície de Marte: Desde Dunas à um Padrão de Explosão de Estrelas

    Marte, o conhecido planeta vermelho que a todos encanta e inspira viagens espaciais, revela-nos incríveis imagens de sua superfície. 

   Imagens realizadas pela câmera HiRISE da sonda Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) da NASA, mostram a incrível variedade em solo marciano. Em uma das imagens vemos uma capa de gelo sazonal (próprio da estação) que erode belos terrenos a medida que sublima, isto é, quando passa diretamente do estado de gelo para o vapor a cada primavera. Na imagem que cobre uma área de aproximadamente 1 Km de diâmetro, vemos depressões que formam um padrão de Explosão de Estrelas (em inglês: Starburst). Em outras áreas estes vales tem sido chamados de Aranhas devido a sua forma, aparecendo mais detritos a medida que os braços dos canais se tornam mais numerosos, quanto mais afastados do centro. 
    Acredita-se que estes vales foram formados devido ao fluxo de gás que ocorre abaixo do gelo sazonal e que escapa por aberturas carregando com ele, poeira da superfície subjacente. 

Imagem realizada pela câmera HiRISE em 4 de fevereiro de 2009, às 16:56 (hora local de Marte). Coordenadas: Latitude 81,8 graus Sul; Longitude 76,2 graus leste. Incidência solar de 78 graus, ou seja, com o Sol a 12 graus acima do horizonte marciano. A estação no Hemisfério Norte marciano era outono no momento da imagem.
Créditos: NASA/JPL - Cautech/University of Arizona.



    Uma outra imagem realizada pela câmera HiRISE mostra um campo de dunas localizado em uma grande cratera proximo do Mawrth Vallis, algumas dunas apresentam um padrão que lembra a formação do voo dos pássaros e aeronaves militares, em forma de V. Resultado da oferta de areia que causa os espaçamentos individuais, a velocidade dos ventos e a topografia. 

Imagem realizada pela HiRISE, a bordo de Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) da NASA, em 30 de Dezembro de 2013, mostra o padrão gerado pelas dunas, que lembram a formação em V do voo dos pássaros e aeronaves. 
Créditos: NASA/JPL - Cautech/University of Arizona. 

   Estas foram as imagens escolhidas por nós do blog para representar, de maneira simplificada, a variedade incrível de padrões que podem ser encontrados na superfície do solo marciano, vimos somente nestas imagens: depressões no gelo sazonal e dunas com um padrão peculiar. Porém, há muitas outras belas imagens e, para aqueles que querem dar uma olhada nas demais imagens realizadas pela Missão Mars da Nasa, acessem a página aqui. 

Fonte: NASA

Nenhum comentário:

Postar um comentário