Chuva de Meteoros Geminídeas

        Para fechar o ano de 2016 em grande estilo, temos neste mês de Dezembro a chuva de meteoros Geminídeas, considerada por muitos como a melhor chuva de meteoros do ano para ser observada tanto do Hemisfério Norte como no Hemisfério Sul.
     Esse ano o pico da chuva coincide com a Lua Cheia, o que pode limitar muito a visualização dos meteoros. Mesmo assim a tentativa de observação é válida, já que os meteoros são muito brilhantes e abundantes (Taxa de até 120 meteoros por hora).
        Na imagem abaixo podemos observar a constelação de Gêmeos, gerado pelo software Stellarium, ponto no céu de onde virão os meteoros. O melhor horário para a observação é as 2 horas da manhã, da madrugada do dia 13 pro dia 14 de Dezembro.



Constelação de Gêmeos, radiante dessa chuva. Crédito: Stellarium

     Uma curiosidade sobre a chuva de meteoros Geminídeas: ao contrário das outras chuvas de meteoros, a Geminídeas não tem origem em detritos de um cometa, mas, devido os resíduos deixados pelo asteroide 3200 Phaethon que cruzam com a orbita da Terra todos os anos entre os dias 7 e 17 de Dezembro, sendo que neste ano, o pico da chuva ocorre na noite do dia de hoje (13) para o dia 14. A chuva recebe o nome de Geminídeas, pois, parece surgir na constelação de Gêmeos no céu. 

     Para uma boa noite de observação, recomenda-se uma região com pouca luminosidade, paciência e, torcer para a ocorrência de céu sem nuvens. Não é necessário ter um telescópio para se deslumbrar com o fenômeno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário