Medindo distâncias no Universo

     Existem diversas maneiras de se medir distâncias no universo. Para objetos relativamente pertos, como a lua, e estrelas próximas é utilizado o método da paralaxe, que será tema dessa postagem.
A paralaxe se baseia na comparação de observações feitas em diferentes horários ou épocas do ano.
Para se descobrir, por exemplo, a distância da estrela mais próxima do sol, chamada Próxima Centauri, foi utilizado o método da paralaxe.
Funciona da seguinte forma:

   Por exemplo: Para descobrirmos a distancia de Próxima Centauro fazemos uma observação hoje, dia 15 de Abril e outra seis meses depois, dia 15 de Outubro. Nesse tempo a terra completa metade do seu movimento de translação, o que significa que ela fica o mais afastada possível do primeiro ponto de medida. Com isso é obtido um movimento angular da estrela em relação ao fundo de estrelas. Se dividirmos o movimento por dois teremos um triângulo retângulo. Como sabemos a medida da base (cateto oposto) e o ângulo, podemos descobrir a distância da terra a estrela (hipotenusa). Um exemplo prático pode ser feito utilizando seu polegar: Estique seu braço e tampe um dos olhos, você verá o seu dedo em uma dada posição. Agora, se você tampar o outro olho, verá o seu dedo em outra posição. Sendo assim, imaginemos a distância máxima entre a terra em seis meses como sendo nossos olhos, e a estrela o nosso polegar.
Usando a Trigonometria e a matemática básica encontramos a distância de qualquer ponto onde a paralaxe seja perceptível.




Um comentário:

  1. eu gostaria de saber como que e mede a distacia do planeta a partir da paralaxe, quer dizer se eu tiver o valor da paralaxe o que eu faço??

    ResponderExcluir