Galáxias





Podemos definir uma galáxia como um aglomerado de estrelas, nebulosas, e vários outros objetos unidos por forças gravitacionais e orbitando um ponto em comum: O Centro da galáxia.
A primeira proposição da Via Láctea foi feita por Demócrito (450 a.C. - 370 a.C), observando que a galáxia era formada por estrelas distantes. Galileu confirmou essa idéia após observá-la com
sua luneta e ver que o céu não era homogêneo. Até
o inicio do século XX acreditava-se que o sol estava
 próximo ao centro da galáxia, o que foi contrariado em 1917, por Harlow Shapley, que mediu a distância do sol ao centro da galáxia (30 mil anos-luz) e também o seu diametro (100 mil anos-luz).
Assim como os planetas orbitam o sol, as estrelas, poeira, nebulosas e outros objetos orbitam o centro galático, não era difícil se pensar que havia outros corpos orbitando nossa galáxia. As galáxias satélites da Via Láctea podem ser observadas a olho nu, assim como a galáxia de Andrômeda e o centro da nossa galáxia.
Nesse mês começamos a observar o centro da Via Láctea durante toda a noite, entre a constelação do Escorpião e de Sagitário. As nuvens de magalhães também estão visíveis e ficam na região sul, já a galáxia de Andrômeda ainda não estão visíveis à noite, pois só é observada durante a primavera. Pra você que gosta de observar as estrelas,esta é uma ótima época para poder observar a nossa galáxia. Noites de inverno são secas e frias, aumentando a nossa capacidade de visão.
(Imagens: NASA)

Um comentário: