Nebulosas

Nebulosas são basicamente nuvens de gás, poeira e plasma onde constantemente ocorre o nascimento de estrelas. São divididas em quatro tipos: Nebulosas de Emissão, Reflexão, Escura e Planetária.


Nebulosa de Emissão
São nuvens com gases em altas temperaturas e brilham pelo processo parecido com as muito conhecidas lâmpadas de sódio. Tais nebulosas são geralmente vermelhas por conter hidrogênio, gás mais abundante no Universo. Um exemplo é a conhecida Nebulosa de Órion (foto abaixo). 

Nebulosas de Reflexão


São nuvens de poeira que, o próprio nome diz, refletem a  luz oriunda de uma estrela. são geralmente de cor azulada já que o azul se espalha mais facilmente. A mais famosa é as Plêiades, também conhecida como "As sete Irmãs" na constelação de Touro (foto abaixo).

Nebulosa Escura


São nuvens de poeira que parecem estar concentradas, já que não há estrelas para que haja a reflexão da luz.
Podem ser observadas como caminhos que obscurecem o fundo brilhante da Via Láctea ou outra nebulosa de Emissão ou Reflexão (Nebulosa Cabeça de Cavalo - foto abaixo) ou bloqueiam alguma estrela (Nebulosa Saco de Carvão).

Nebulosas Planetárias



São constituídas por um invólucro de gás e plasma que rodeiam certos tipos de estrelas no período final de sua vida. Ao contrário do que o nome supõe, tais nebulosas nada tem a ver com planetas e são chamadas assim por se parecerem com planetas gigantes gasosos. (foto - M27)




(Crédito das fotos: NASA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário