Chuva de Meteoros - Geminídeas

Durante esse ano publiquei várias postagens sobre as chuvas de meteoros, a ultima das principais que ocorrem todos os anos tem seu radiante na constelação de Gêmeos. As Geminídeas.
Essa chuva é resultado dos restos do asteróide (sim, asteróide) 3200 Phaethon. A taxa horária esperada é de 80 meteoros que possuem uma gama de cores, que vai desde o branco, passando pelo azul, amarelo, vermelho e verde. Essa chuva pode ser observada desde o dia 9 de Dezembro até o dia 19 de Dezembro, com o máximo ocorrendo no dia 13 do mesmo mês.


  • Entrando em http://topaz.streamguys.tv/~spaceweather/ , podemos ouvir a passagem dos meteoros. O funcionamento do aparelho já foi discutido em postagens anteriores.
  • Para estimar a taxa horaria em seu local, utilize a calculadora da NASA: http://leonid.arc.nasa.gov/estimator.html lá é possivel adicionar os dados de sua localização, a intensidade da poluição luminosa e altitude de observação.
  • A Agencia Espacial Americana - NASA - informou em seu site que as taxas horarias podem chegar ir de 50 a 80 meteoros por hora, podendo chegar à 120 meteoros por hora. Ainda informou que haverá bate-papos com astronomos da própria agencia durante a madrugada do pico e que varias cameras serão espalhadas para transmitir o chuveiro ao vivo via internet. Noticia na página da NASA aqui.
                                     

Clique na imagem para ampliá-la

No fórum 'Cosmofórum' há uma discussão sobre o reporte de observações das Geminídeas. Segue o link:
http://www.cosmobrain.com.br/cosmoforum/viewtopic.php?f=10&t=8978&start=12


  • Dia 10/12/2010
    • Imagem feita por Fredrik Broms
    • Fizemos a primeira noite de observação da chuva, e a taxa horária estimada foi de 14 meteoros por hora. Notamos que a maioria aparecia a Oeste, porém os com maior magnitude passavam próximo ao Zênite. O céu estava totalmente escuro, era possivel observar a Pequena e a Grande Nuvem de Magalhães e o braço da Via Láctea com grande definição. As observações ocorreram entre 23:50h as 02:20h, pelo horário brasileiro de verão (GMT -02:00h).

3 comentários:

  1. Espero que aqui em Campos fique com tempo bom, pois as outras chuvas de meteoros, no maximo sempre tava nublado..
    Abraco!!
    Otavio
    http://daterraparaasestrelas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá, postei um artigo sobre a chuva de meteoros no meu blog e usei algumas das informações deste blog, com a devida notificação da origem.
    http://daterraparaasestrelas.blogspot.com/2010/12/esperada-chuva-de-meteoros-geminideas.html
    Grato.

    ResponderExcluir
  3. sera que ainda da para ver alguma coisa no domingo dia 15/12/;13 pq estava nublado nos dias 12 e 13 não consegui ver nada

    ResponderExcluir