Astrônomos Encontram Halos Gasosos Gigantes em Quasares

A imagem acima mostra um halo gasoso brilhante em torno do Quasar Q0042-2627. 
Imagem: Elena Borisova et al.



     Um grupo de Astrônomos do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique (ETH), na Suiça, liderados pela cientista Elena Borisova detectou nuvens gigantes de gás intergaláctico em torno de Quasares distantes. Para o estudo dessas nuvens de gás, o grupo utiliza o MUSE (sigla em Inglês de Multi-Unit Spectroscopic Explorer), espectrógrafo do Very Larg Telescope (VLT, da ESO) que está localizado no Norte do Chile. 
     Quasares estão entre os objetos mais brilhantes e energéticos do Universo. Seu alto brilho resulta do stress energético gerado pela fricção da matéria no disco de acreção nos limites do horizonte de eventos do buraco negro central de galáxias jovens e quentes.

     Em um estudo inicial, cerca de 10% dos quasares observados estavam ladeados por halos de gases do meio intergalático, se estendendo a até 300.000 anos-luz de distância do centro dos quasares. Porém esse novo estudo, envolvendo 19 Quasares, sendo CTS G18.01, Q0041-2638, Q0042-2627, Q0055-269, UM669, J0124+0044, UM678 os principais, trouxe uma surpresa: foram detectados halos em todos os 19 Quasares observados. O aumento no número de halos observados pode ser resultado da melhora da tecnologia empregada no estudo, porém mais informações são necessárias para determinar se é esse o caso. 
O mosaico acima mostra os 19 Quasares observados pela equipe. Cada Quasar observado envolto por um halo gasoso brilhante. Créditos da imagem: Elena Borisova et al / ESO

     Outra revelação desses estudo é o desacordo da temperatura esperada com a encontrada, que consiste em um gás relativamente frio (10.000º Celsius) contrariando os modelos atualmente aceitos, que sugerem que a temperatura de um gás a tal distancia de uma galáxia seja de mais de um milhão de graus Celsius.


     Os resultados da equipe foram aceites para publicação numa edição futura do Astrophysical Journal . O artigo também está disponível ao público em arXiv.org .


Elena Borisova et al. 2016. Ubiquitous giant Ly α nebulae around the brightest quasars at z – 3.5 revealed with MUSE. ApJ, accepted for publication; arXiv: 1605.01422
     


Nenhum comentário:

Postar um comentário