Chuva de Meteoros Orionídeas

  
    No mês de Outubro seremos presenteados com a chegada da Chuva de meteoros Orionídeas e esta é uma cortesia do Cometa Halley. Seu auge ocorrerá entre os dias 20 a 24 de outubro, sendo que atingirá seu ponto máximo na madrugada do dia 21. Isto ocorrerá porque o planeta Terra cruzará a órbita do cometa, fazendo com que seus detritos deixados pela orbe durante as suas viagens de 76 anos em torno do Sol entre em contato com a nossa atmosfera, queimando-os. O resultado será uma bonita chuva de meteoros, conhecidas popularmente como chuva de "estrelas cadentes". 

METEOROS DAS ORIONÍDEAS DE 2014 CAPTADOS POR CÂMERA DA NASA
(FOTO: NASAMARSHALL | FLICKR | CREATIVE COMMONS)
      O cometa Halley faz sua viagem de ida e volta em torno do Sol, e em ambas, o planeta Terra passa pela órbita nos dando a possibilidade de visualizarmos duas chuvas de meteoros. A primeira, é a chuva de meteoros Eta-Aquarídas que ocorreu no mês de maio (para mais informações acessem o link da nossa página aqui.) A segunda, é a Chuva de meteoros Orionídeas que ocorre no mês de outubro e, recebe este nome porque o ponto onde parecem partir os meteoros (ao riscar o céu) fica na constelação de Órion. Pode-se esperar uma taxa média de 20 meteoros por hora. 
      Para aqueles que querem realizar as observações, a constelação aparece em um ponto razoável de observação no céu após 1 hora da manhã. Não será preciso olhar diretamente na constelação, pois, a chuva de meteoros pode ocorrer em todas as partes. Porém, vale lembrar que esta é uma chuva do Hemisfério norte, desta forma, a latitude do local conta. Quanto mais ao norte você estiver, maior será a taxa de meteoros visíveis no céu. 
     Durante a chuva, a lua estará em quarto crescente (fase: 60%), o que poderá atrapalhar um pouco a visualização dos meteoros menos brilhantes. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário