Astrônomos preveem explosão de Sistema Binário - KIC 9832227 em 2022

Image result for binary star explosion
Concepção artística de um Sistema Binário. Créditos: NASA
     
     O Universo não é grande apenas na escala espacial, mas sim na temporal. Portanto grandes eventos podem demorar milhares ou até milhões de anos para acontecerem. Um exemplo disso são as colisões entre estrelas, envolvendo Aglomerados Globulares, que ocorrem uma vez a cada 10 mil anos. Isso na melhor das hipóteses. 

     Porém a chance de que um evento desse porte seja presenciado por humanos cresceu (e muito!), pois um grupo de pesquisadores da Calvin College, Michigan, detectou que um sistema binário está em rota de colisão. 

Diagrama mostrando a Constelação de Cygnus e Lyra e a posição do sistema KIC 9832227, em vermelho.
Crédito: Calvin.edu
     Esse sistema, denominado KIC 9832227, contém duas estrelas que orbitam uma a outra a cada 11 horas, ficando nessa "dança mortal" até que se choquem em uma violenta explosão fazendo com que seu brilho seja até 10.000 vezes maior, possibilitando a visualização aqui da Terra.
A previsão dos pesquisadores é que este evento ocorra em 2022 com margem de erro de um ano. Será visível como parte da constelação de Cygnus. Agora, dá-se início ao acompanhamento do desenrolar desta história - um registro magnífico do comportamento de KIC 9832227 antes de fundir-se, culminando em uma magnífica explosão.


2 comentários:

  1. Olá, bom dia!!!! Vejo que o seu blog está sempre atualizado com as informações astronômicas recentes, a exemplo dessa aqui. Embora seja um blogueiro tendo a área de matemática (sou profe. de matemática formado pela UFRN), gosto muito de astronomia. A sua notícia só está devendo ser corrigida ali, aonde tem... "até 10.00 vezes maior... " (???? não seria: 10.000????).
    Acho que vc deve também acompanhar canais desse foco, no YouTube, não é???? Bem, eu sou inscrito em dois considerados ótimos e, comprovei que realmente o são. Tratam-se dos canais: Poligonautas do Schuarsa e do... Space Today do Sérgio Sacani, os quais eu recomendo.
    Tudo de bom e, vamos continuarmos nessa nossa luta pela divulgação do conhecimento científico sério e preciso, para as mentes ávidas pela verdade dos fatos e/ou informes do dia dia!!!!
    Um abraço!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Francisco. Muito obrigado, vamos corrigir.
      Que bom que sempre nos acompanha. Manda seu blog para nós podermos lhe acompanhar também. Tudo de bom, grande abraço.

      Excluir