Eclipse Solar Parcial poderá ser visto no Brasil esse mês

     O primeiro Eclipse Solar de 2017 terá data em 26 de Fevereiro e será visível em pelo menos 50% do território brasileiro. A última vez que tivemos a oportunidade de ver um eclipse solar aqui no Brasil foi em 2010, quando sua totalidade foi visível na Argentina e no Chile, sendo parcial aqui no Brasil. 

Eclipse Anular
     
     Para o dia 26/02/2017, também observaremos um eclipse parcial, sendo que a totalidade será visível no Sul do Chile e da Argentina. Na animação abaixo é possível ver o caminho da umbra e da penumbra "caminhando" pelo globo. O ponto mais escuro é a sombra, lugares onde o eclipse será Anular. Na parte um pouco mais clara, cinza, é o caminho da penumbra, ou seja, lugares onde o eclipse será parcial. 



Caminho da sombra da Lua sobre a Terra. Horário em UT.

     As regiões brasileiras onde o eclipse poderá ser visto podem ser visualizadas na imagem abaixo, com a indicação do contato externo e interno com a penumbra, bem como as coordenadas do evento e a porção do disco solar encoberto pela Lua sobre determinado instante e região.

     Para Curitiba, por exemplo, a imagem acima nos mostra que a fração solar obscurecido pela Lua estará entre 40% e 60%. A imagem abaixo foi retirada do site vercalendário.info (clique para abrir) e mostra a distribuição das fases do evento nas principais cidades brasileiras, com a indicação do horário de inicio, máximo e término do evento, porção obscurecida do disco solar e altitude do Sol na determinada fase.




     Para saber mais sobre Eclipses, Solar ou Lunar, clique aqui.

   Abaixo, a contagem regressiva até o máximo do evento, às 11:37:32 do dia 26 de Fevereiro de 2017.


;


Nenhum comentário:

Postar um comentário