Eclipse lunar penumbral

     
    [AO VIVO] A Slooh irá fornecer uma transmissão ao vivo da primeira metade do eclipse, acompanhado por seleções musicais. A transmissão ao vivo com astrônomos e especialistas da SLOOH começará às 7:30 pm EST, cobrindo o momento de máximo do eclipse penumbral, com uma discussão sobre a importância da Lua e eclipses de culturas antigas, o porque de sempre um eclipse lunar ocorrer dentro de duas semanas antes de um eclipse solar, e as diferenças entre eclipses penumbra e lunar total. 



O show será seguido por uma transmissão ao vivo da segunda metade do eclipse a partir de observatórios de SLOOH.





     Os amantes da astronomia ou quem simplesmente gosta de olhar o céu noturno poderão contemplar dois eventos nesse mês. Além do eclipse solar no dia 26/02, nesta sexta-feira (10/02) a Lua estará em fase cheia e também haverá o eclipse lunar penumbral visível no Brasil. Imagem via site vercalendario.info - para saber o horário da capital do seu estado clique aqui.

Algumas capitais e horários.




     Tudo que é iluminado no universo possui sombra, a exemplo da Terra e da Lua. Quando Sol – Terra – Lua estão alinhados ocorre o eclipse lunar, pois a Lua se encontra na sombra da Terra. O eclipse penumbral acontece quando a Lua está na penumbra da Terra, assim a sua luminosidade varia um pouco. Quem acompanha a Lua a algum tempo poderá perceber o pouco da variação da luminosidade.

Imagem via EcoBuzz.

     A lua ficará menos brilhante que o normal e somente com câmeras de longo aumento, binóculos e telescópios que o observador perceberá a diferença. Por estar na penumbra da Terra, a Lua não ficará vermelha (quando a Lua está na umbra).



     Lembrando que a órbita da Lua encontra-se numa inclinação de 5º em relação à Terra, por isso não acontece eclipse lunar todo mês.

Para saber mais sobre eclipses clique aqui






Nenhum comentário:

Postar um comentário