Vênus atingirá sua máxima elongação oriental

     Hoje (06/06), Vênus - Segundo planeta à partir do Sol atingirá sua máxima elongação oriental. Para você, leitor, que deseja realizar observações do céu noturno, o fenômeno marca a noite deste sábado. Desta forma, ele estará mais brilhante oferecendo boas condições de visibilidade. Vênus poderá ser visto no céu logo depois do pôr-do-Sol. 

Imagem obtida com o uso do Software: Stellarium.

     Antes de continuarmos, vamos definir o que é elongação  em Astronomia.
elongação (e): distância angular do planeta ao Sol, vista da Terra.

     Planetas inferiores: Mercúrio e Vênus. Têm  órbitas menores do que a órbita da Terra. Os dois planetas estão sempre muito próximos do Sol, alcançando o máximo afastamento angular em relação ao Sol de 28°, no caso de Mercúrio, e 48°, no caso de Vênus. Por essa razão, eles só são visíveis ao anoitecer, logo após o pôr-do-sol (astro vespertino), ou ao amanhecer, logo antes do nascer do Sol (astro matutino).

  • Máxima elongação: a distância angular entre o planeta e o Sol  é máxima, e vale 28° no caso de Mercúrio, e 48° no caso de Vênus.

  • Na máxima elongação ocidental, o planeta está a oeste do Sol (nasce e se põe antes do Sol) e, portanto, é visível ao amanhecer, no lado leste.

  • Na máxima elongação oriental, o planeta está a leste do Sol (nasce e se põe depois do Sol) e é visível ao anoitecer, no lado oeste. 
     Já Planetas superiores: Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Têm  órbitas maiores do que a da Terra. Podem estar a qualquer distância angular do Sol, podendo ser observados no meio da noite.

     Segundo dados disponíveis na página da USP, a elongação de Vênus estará em 45°20' Leste.
  • Vênus - Elongação Leste
delta=22°15' - alfa= 8h16.6m - elongação= 45°20' Leste 
Fase=-50% - Distância= 0.707UA - diâmetro=23.6"

     Estes valores são obtidos em função da órbita elíptica dos planetas. Se a elongação for nula (e=0), diz-se que o planeta está em conjunção com o Sol, ou seja, está na mesma direção do Sol, e mais longe da Terra do que o Sol;
No caso em que a elongação é (e=180°), dizemos que o planeta está em oposição, desta forma, o planeta está no céu durante toda a noite;
E também (e=90°), que é denominada quadratura. Desta forma, o planeta está 6h a leste do Sol (quadratura oriental) ou a oeste do Sol (quadratura ocidental).

     Bom, esta é a dica de hoje. Aproveitem a observação, seja ela realizada a olho nú ou, fazendo uso de telescópios. Neste caso, quem quiser pode aproveitar o momento para a astrofotografia.

     Não se esqueçam, ainda este mês teremos outro fenômeno, conhecido como Solstício de Junho, que marca o início do verão no hemisfério norte (HN) e o início do inverno no hemisfério sul (HS). Logo mais, falaremos sobre ele.

REFERÊNCIAS: OLIVEIRA FILHO, Kepler de Souza; SARAIVA, Maria de Fátima Oliveira. Astronomia e Astrofísica. UFRGS. Porto Alegre. 2014.
(Este livro pode ser obtido no site da UFRGS)

FONTE: USP

2 comentários:

  1. Estava na dúvida da data de elongação e demais definições.
    Parabéns.

    Beto/SP

    ResponderExcluir
  2. Bom dia! Na elongação máxima, qual a distância de Vênus à Terra?

    ResponderExcluir